Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Arquivar inquérito das vacinas é “prematuro“, dizem fontes da PF

Arquivar inquérito das vacinas é “prematuro“, dizem fontes da PF

Fontes da Polícia Federal (PF) ligadas à investigação sobre a falsificação do cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que a decisão de pedir o arquivamento do inquérito é “prematuro”.

Apesar disso, os agentes federais ouvidos pela CNN reforçam o respeito pela avaliação jurídica do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.

Integrantes da corporação defendem que há indícios e elementos comprobatórios que apontam uma ligação entre falsificar o documento e a tentativa de golpe de Estado.

O relatório final sobre a falsificação do cartão apresenta mensagens trocadas e até a impressão do documento em uma impressora no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Ao fazer os indiciamentos, a PF apontou que as provas apresentadas na investigação “revelaram o processo de materialização no mundo real dos objetivos da Associação ora investigada, transbordando sua atuação para além da esfera virtual. No entanto, seja nas redes sociais, seja na prática de atos concretos de inserções de dados falsos de vacinação contra a Covid-19, o elemento que une seus integrantes está sempre presente, qual seja, a atuação no sentido de proteger e garantir a permanência no poder das pessoas que representam a ideologia professada”.

Após a entrega do relatório final, a PGR chegou a pedir novas diligências que foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma das dúvidas do Ministério Pública Federal (MPF) era se de fato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou o documento falsificado para entrar nos Estados Unidos, quando viajou para o país em dezembro de 2022.

Após a determinação, as autoridades americanas afirmaram à PF que não havia registros de que Bolsonaro apresentou o cartão de vacina para entrar no país.

Ao pedir o arquivamento, Gonet entendeu que as provas apresentadas pela PF eram insuficientes para corroborar com a delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid sobre o assunto.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Chuva de sábado em cidades paulistas supera o previsto para todo o mês

As chuvas deste sábado (19) provocaram alagamentos e deslizamentos, abriram crateras, interromperam a circulação de…

“Desempenho incrível“, diz Lula sobre vitória de Calderano no tênis de mesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Hugo Calderano, que venceu a Copa…

Barroso responde revista britânica e reforça necessidade de STF “atuante“

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, publicou resposta a um…