Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Lula retorna ao Brasil após fechar acordos comerciais em viagem pela Ásia

Lula retorna ao Brasil após fechar acordos comerciais em viagem pela Ásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca neste domingo (30) em Brasília após visita de Estado ao Vietnã e ao Japão.

Lula e sua comitiva, formada por ministros e parlamentares, passaram uma semana negociando acordos comerciais e aproximando o Brasil dos países da Ásia, em meio à guerra tarifária travada entre China e Estados Unidos.

No Vietnã, Lula negociou a abertura do mercado do país à carne produzida no Brasil e falou sobre a expectativa de que a nação asiática se torne um polo distribuidor da proteína brasileira para os integrantes da Asean — bloco regional com dez países do sudeste asiático.

No Japão, o presidente brasileiro conseguiu fechar a venda de 15 aeronaves da Embraer para a Air Nippon Airways (ANA), com a possibilidade de negociar a venda de mais cinco jatos. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o acordo equivale a quase R$ 10 bilhões.

Também no Japão, o Brasil assinou memorandos de cooperação nas áreas de comunicação, agricultura, meio ambiente, educação, tecnologia e saúde. Durante a viagem, o presidente Lula afirmou que irá trabalhar por um acordo de livre comércio entre o bloco Mercosul e o Japão. O Brasil assume a presidência do bloco no segundo semestre deste ano. 

Comitiva

A comitiva do presidente Lula foi integrada por diversos parlamentares, em meio à discussão sobre uma reforma ministerial e à demanda de partidos políticos por mais espaço na Esplanada.

Acompanharam o petista os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).

Também integraram a comitiva os ex-presidentes das Casas, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de líderes partidários como os deputados Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Dr. Luizinho (PP-RJ) e Pedro Lucas (União-MA).

A próxima viagem internacional de Lula deve ser para a Rússia, em maio, para a celebração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jornada de lutas pela reforma agrária organizou 55 ações no país

A Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada em todos os meses de…

Flamengo domina Franca e fará final da BCLA contra o Boca Juniors

O Flamengo será o representante do Brasil na grande final da Champions League das Américas…

Área de proteção terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

Os cinco mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, localizada em Juruti, no…