O comentarista Caio Coppolla e a advogada Soraia Mendes discutiram, nesta quinta-feira (17), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz com o presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez com o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.
Trump voltou a criticar a política monetária dos Estados Unidos. Segundo o republicano, Powell deixará o comando do FED “se eu pedir para ele”.
Coppolla não vê ligação entre Trump e Lula.
“Tirando o fato de que ambos se livraram das suas condenações penais, não há quase nada em comum entre Lula e Trump, muito menos quando o assunto é economia”, disse Coppolla.
“Os ataques de Lula e do PT contra Roberto Campos Neto, ex-presidente do nosso Banco Central, não tinham nenhuma fundamentação econômica. Já as críticas de Donald Trump ao Jerome Powell, atual presidente do Banco Central americano, tem sólida fundamentação econômica”, prosseguiu.
Soraia entende que as manifestações dos dois presidentes têm pesos diferentes na economia mundial.
“Nós temos a busca de bodes expiatórios para as suas políticas. Agora, nós não temos como comparar a dimensão do FED com o que representou uma eventual manifestação do presidente Lula em relação a Campos Neto”, disse Soraia.
“A desestabilização de bancos centrais, e uma das diretoras do FMI se manifestou nesse sentido, traz consigo, no caso do FED especificamente, a baixa de índices de confiança dentro de uma situação que foi criada pela política econômica de Donald Trump desde os tarifaços”, finalizou.